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segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

DICAS PARA INICIANTES



<*> INTRODUÇÃO AO AEROMODELISMO R/C

Então, você está interessado em aprender a voar aeromodelos rádio controlados?
Este artigo dará a você algumas informações básicas para ajudar você a começar. Um do pontos de partidas mais úteis é associar-se a um clube regularizado. Muitos clubes tem instrutores que o auxiliarão a aprender, desde a construção até a pilotagem dos modelos, dando dicas úteis, além de você conhecer uma gama variada de modalidades e pilotos ansiosos em compartilhar dicas, truques e decorrer sobre modelos. COBRA pode colocar você em contato com um clube próximo a sua área, e você pode confiar que em um clube associado a COBRA terá instruções seguindo todas as normas de segurança.

<*> ESCOLHENDO UM MODELO

A seguinte recomendação é destinada a modelos de asa fixa. Helicópteros possuem construções especiais e considerações de operação diferentes, que serão explicadas em outros artigos. É essencial escolher um treinador adequado como seu primeiro modelo. Você pode achar lindos aqueles modelos em escala, pendurados nas lojas de aeromodelos, mas ele não é prático para um primeiro modelo ou mesmo um segundo. O treinador típico é um modelo de asa alta, com estabilidade suficiente para permitir ao modelo voar “sozinho” enquanto o iniciante observa suas mãos, e ser capaz de voar vagarosamente o suficiente para dar tempo de pensar. Um modelo maior tem a vantagem de ser mais fácil de ver, e pode também ter a vantagem de ter um vôo mais suave , porém pode exigir mais recursos na hora da construção ou de reparos. Os aeromodelos devem ter pelo menos 3 funções: aceleração, profundor e leme e, embora o iniciante esteja usando os serviços de um instrutor, não há razão para que o treinador não tenha tenha controle de aileron também. Usualmente deve se usar para sistema de trem de pouso o triciclo ou sejá com bequilha dianteira, em vez de bequilha na cauda, o triciclo é mais fácil de se manobrar no solo. O motor deverá ser facilmente acessível e, de preferência, montado verticalmente ou lateralmente.

<*> PEQUENAS DICAS NA HORA DA COMPRA

- Fuja das lojas cujo dono ou vendedores não sejam aeromodelistas.
- Não aceite que lhe seja empurrado grandes modelos ou o rádio último tipo.
- Verifique se os manuais estão em português.
- Pesquise os preços. Muitas lojas no Brasil entregam por correio.
- Verifique a freqüência do rádio e não compre caso não sejam as homologadas para o aeromodelismo no Brasil.

<*> RÁDIO

Há uma extensão imensa do equipamentos disponíveis de rádios, do simples 2 canais até multi canal, multi computador de memórias. Como um novato você deverá procurar, pelo menos um rádio de 4. Se o seu orçamento permitir, compre um de 6 canais; você pode sempre adicionar mais servos, mas usualmente não é fácil adicionar canais extras uma vez que você, quando estiver voando sozinho, quererá empregar as facilidades extras. Pela mesma razão, vale a pena comprá-lo com tantas facilidades, memórias de modelo de misturadores e etc. Você não tem que usá-los inicialmente, mas será muito melhor tê-los disponíveis quando você estiver pronto, em vez de ter que vendê-lo para adquirir outro rapidamente. Qualquer loja de aeromodelo deverá ser capaz de fornecer a você um pacote adequado: ele deverá ter transmissor, receptor, pelo menos 3 servos e bateria Nicad empacotada e carregador de baterias.

<*> MOTOR

A seguinte recomendação é obviamente feita para motores com combustão interna. O tamanho do motor é determinado pelo modelo você escolheu, que pesará na decisão entre motores 2 tempos ou 4 tempos. 2 tempos é menos complicado mecanicamente e geralmente, são mais baratos; também requerem menos manutenção. Entretanto, a menos que você queira um motor mais silencioso deve optar pelo 4 tempos, porem lembre-se que este tipo de motor requer maior manutenção e cuidados com suas valvulas..

<*> APRENDENDO A VOAR

Os mais importante para ajudar a voar, é procurar um bom instrutor, de preferência, credenciado a COBRA. Não é impossível você aprender sozinho, mas, a menos que você queira passar mais horas reparando o modelo do que voando, o instrutor aumentará as chances de você levar seu modelo inteiro para casa, reduzindo seu tempo no aprendizado. Um instrutor também ensinará você a fazer um pré-check em seu modelo para assegurar-se que está seguro e se os comandos estão trabalhando na direção certa, um hábito que todos os pilotos, mesmo os mais experientes devem ter.

<*> ESCOLHENDO UM INSTRUTOR

Caso não haja instrutores credenciados em sua cidade, verifique os seguintes ítens:

- É um aeromodelista antigo?
- Usa cabo training?
- Faz a checagem dos modelos antes de iniciar o vôo?
- Faz a checagem dos modelos após o vôo?
- Tem Licença para operar modelos?
- Dá atenção exclusiva aos alunos?
- Voa em local seguro?
- Tem paciência para ensinar?
- Ensina o funcionamento dos motores, rádio e peças dos aeromodelos?
- Após checar todos estes ítens, pergunte a ex-alunos sobre a conduta do instrutor.

<*> INTRODUÇÃO AO AEROMODELISMO V.C.C.

Muitos aeromodelistas reconhecem na modalidade V.C.C., toda a essência do aeromodelismo, por levar ao puro conhecimento da construção e parte mecânica. Associar-se a um clube regularizado é o primeiro passo. Muitos destes clubes mantém escolas de montagem e pilotagem gratuitas para os iniciantes, só cobrando o material.

Escolhendo um modelo
Para iniciar no V.C.C., o modelo treinador também é recomendado. Você poderá adquiri-lo já montado ou em forma de kit. Os kits desta modalidade geralmente são bem explicativos e sua montagem não é complicada. Tendo uma boa planta e boa vontade, você mesmo poderá montar sob orientação de alguém mais experiente.

Escolhendo motor
Para estes treinadores e até para modelos mais avançados, o motor nacional é uma ótima pedida, pelo baixo custo, ótima qualidade de material e pouca manutenção. Um motor de .25 é o suficiente para você ter um motor por um longo tempo.

Aprendendo a voar
Nesta modalidade, com certeza, você terá muito mais segurança se iniciar os primeiros vôos com um instrutor. Além de iniciá-lo nos vôos, ele dará dicas de carburagem, ensinará a amaciar e ligar o motor e a fazer toda a manutenção nos seus modelos e cabos. As tonturas no início são normais e logo passam se você fixar seus olhos no modelo. O instrutor ficará segurando sua mão e irá soltá-la aos poucos, ficando próximo a você até que sinta que consegue pousar e decolar sozinho. A partir daí, com um pouco mais de treino, poderá começar a aprender manobras ovais, como loopings, wing over e oitos, sempre sobre a supervisão do instrutor. No início é normal ter pousos "forçados" e mesmo quebra de alguma parte do modelo, principalmente ao se aprender a fazer manobras. Uma boa dica é nunca se apaixonar demais pelo primeiro avião. Lembre-se que ele será seu treinador e um começo para muitas novas construções.
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