Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Montando um pack de NiCd ou NiMh

Montando um pack de NiCd ou NiMh

Por Alexandre Magalhães

Apesar de estarmos na era das LiPos, muitas vezes é preciso montar packs de NiCd ou NiMh para usar no transmissor ou receptor, ou mesmo em um modelo diferente, automodelo ou nautimodelo.
Neste exemplo usei algumas células NiMh frajutas compradas em um outlet qualquer (na verdade, ganhei-as).
Não recomendo comprar baterias nestes lugares, geralmente são falsas e de péssima qualidade (veja na foto abaixo o resultado da ciclagem em um par de pilhas novas destas). Um lugar confiável para comprar pilhas recarregáveis é a http://www.1001pilhas.com.br, as marcas Saft e DLG são excelentes, não para voar, mas para tranmissores e receptores vão muito bem.
A primeira tarefa para montar o pack é "montar" o pack... Ou seja, juntar as células no formato que terão.
Para isto um truque que aprendi com o Paulo César, da PC Eletrônica, é colá-las com cola quente. Se necessário, lixe os terminais (na foto usei uma lixa de unha para demonstrar), mas isto não é realmente necessário se for usada a técnica descrita no tutorial de soldagem (http://www.e-voo.com/tutoriais/solda).
Após montar o pack no formato correto, aplique fluxo de solda nos terminais de um lado, na foto prendi o pack na vertical usando um alicate universal e um elástico de dinheiro para segurá-lo enquanto soldava.
Estanhe com solda de boa qualidade (uso da marca Best, da azul (67%Sn/33%Pb), um terminal por vez, tomando o cuidado de aplicar o soldador o mínimo de tempo necessário, evitando assim danos à pilha.
Em seguida, separe pedaços de fio que serão usados para interligar os packs (normalmente uso sobras de fio de fonte de PC, como na última foto.
Descasque uns 10cm do fio, torça-o para que os filamentos não se separem, e em seguida estanhe com cuidado.
Em seguida, corte a ponta do fio (que sempre fica ruim) e solde em uma das células, segurando firme enquanto a solda esfria para evitar que fique quebradiça.
Depois da solda esfriar, encoste o fio no próximo terminal e solde a ele, cortando com alicate de corte a sobra.
Repita o processo em todas as ligações, por último solde os fios preto e vermelho que irão para o conector.
Dependendo do caso, pode ser que um dos fios precise ser ligeiramente maior para que possa haver um caminho para que o positivo e o negativo saiam juntos do pack.
Em várias lojas de eletrônica, principalmente as que vendem células soltas para montagem, há plásticos termo-retráteis para fechar os packs. Mas na falta deste, pode-se usar fita adesiva colorida, transparente, fita crepe ou outro material isolante.
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 comentários :

Postar um comentário