Reparo em Moldados
Existem diversos tipos de resinas epoxídicas, entre
elas as adequadas a colagem de madeira e as recomendadas para laminação de
fibra de vidro. Evidentemente fica difícil para o hobista comum ter em sua casa
uma resina epoxídica para laminação e outra para colagem. Não é grave. Como
normalmente utilizamos mais as resinas para colagem, vamos nos ater um pouco a
elas.Por serem densas e difíceis de impregnar as fibras de vidro,
precisamos adicionar um diluente no epóxi de colagem para torna-lo trabalhável
com laminação. A adição de thinner para verniz epoxídico (International GTA 029
ou 220) ou mesmo de álcool a um teor máximo de 10% vai nos facilitar muito o
trabalho.
Importante
ressaltar que qualquer reparo que se faça em aviões de fibra de vidro, sempre,
agrega peso ao modelo, daí ter no epóxi outra grande vantagem sobre a resina de
poliéster.A resina básica do epóxi é cerca de 20% mais leve que a resina de poliéster. (Não, 1kg de resina de poliéster não pesa mais que 1kg de resina epóxi, mas ocupa muito menos volume!). NÃO USE MANTA, é muito menos resistente que o tecido de fibra de vidro e o resultado final invariavelmente é mais pesado. Minha recomendação é a utilização de tecidos finos, na ordem de
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