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terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

REPAROS EM MOLDADOS


Reparo em Moldados


Existem diversos tipos de resinas epoxídicas, entre elas as adequadas a colagem de madeira e as recomendadas para laminação de fibra de vidro. Evidentemente fica difícil para o hobista comum ter em sua casa uma resina epoxídica para laminação e outra para colagem. Não é grave. Como normalmente utilizamos mais as resinas para colagem, vamos nos ater um pouco a elas.Por serem densas e difíceis de impregnar as fibras de vidro,  precisamos adicionar um diluente no epóxi de colagem para torna-lo trabalhável com laminação. A adição de thinner para verniz epoxídico (International GTA 029 ou 220) ou mesmo de álcool a um teor máximo de 10% vai nos facilitar muito o trabalho.
          Importante ressaltar que qualquer reparo que se faça em aviões de fibra de vidro, sempre, agrega peso ao modelo, daí ter no epóxi outra grande vantagem sobre a resina de poliéster.

          A resina básica do epóxi é cerca de 20% mais leve que a resina de poliéster. (Não, 1kg de resina de poliéster não pesa mais que 1kg de resina epóxi, mas ocupa muito menos volume!). NÃO USE MANTA, é muito menos resistente que o tecido de fibra de vidro e o resultado final invariavelmente é mais pesado. Minha recomendação é a utilização de tecidos finos, na ordem de 125 a 175 g/m², os mesmos utilizados na produção das pranchas de surf. Particularmente prefiro os de 125g/m², são mais versáteis.


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