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terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

COMBUSTÍVEIS GLOW

Alguns Questionamentos sobre Combustível Glow






Eduardo Diniz Esteves

Com a invenção da vela de filamento incandescente ("glow plug") no final dos
anos 40, substituindo as tradicionais velas de ignição por faísca e seu pesado
sistema de ignição, passou-se a utilização do metanol (álcool metílico) como
combustível dos novos motores em substituição à gasolina. Isto foi devido, entre
outros fatores, pela ação catalisadora da liga de platina ou ródio do filamento da
vela "glow" na combustão do metanol. Porém o óleo automotivo anteriormente
utilizado, mostrou-se inadequado entre outras coisas, pela sua dificuldade de
misturar-se ao metanol.

O óleo de rícino passou a ser o lubrificante dos combustíveis para motores "glow".

O combustível básico era composto por 75% de metanol e 25% de óleo de rícino.
Se fosse desejável maior potência e funcionamento mais suave, fazia-se a adição
de nitrometano, normalmente na proporção de 5%.

Os motores eram desenhados para trabalharem com este combustível. O
funcionamento confiável em marcha-lenta não era considerado pois carburadores
em motores para modelismo não eram de uso geral. Os motores funcionavam a
toda velocidade ou não funcionavam.

Por muitos anos, estes foram os ingredientes básicos: metanol, óleo de rícino e
nitrometano. Entretanto, à alguns anos atrás, alguns fabricantes de combustíveis
começaram a fazer experiências com novos tipos de lubrificantes sintéticos, assim
chamados, porque são produzidos quimicamente e não diretamente de vegetais ou
do petróleo.

Os novos lubrificantes sintéticos oferecem algumas vantagens. Primeiramente e a
mais fácil de observar e que eles deixam menos resíduos no modelo. Outra
vantagem, não tem tanta tendência para a formação de carbono e verniz nos
motores como o óleo de rícino.

Entretanto, os óleos sintéticos de modo geral, possuem alguns inconvenientes:

1- Os melhores óleos custam mais do que o óleo de rícino.

2- Pela sua natureza química, tendem a causar oxidação em alguns motores.

3- Os óleos sintéticos normalmente tem menos resistência às altas temperaturas.


POR QUE O COMBUSTÍVEL É TÃO CARO ?

Na realidade o preço do combustível é artificialmente baixo, com margem de lucro
para os fabricantes extremamente baixas. O custo do nitrometano, óleos e
embalagens tem aumentado muito. Como são muito poucos os fabricantes de
matérias-primas, nitrometano principalmente, não há muito como diferenciar os
preços. Se um combustível for oferecido por um preço muito baixo, desconfie da
qualidade e correção da mistura.


QUE PERCENTUAL DE NITRO DEVEREI USAR ?

Dependerá da utilização e condições topográficas e climáticas. De modo geral,
baixas temperaturas e/ou altas altitudes fazem com que os motores necessitem de
uma maior proporção de nitro.

Como teste, verifique o funcionamento do motor após desconectada a bateria da
vela. Se não houver queda de rotação a proporção de nitrometano é suficiente.
Entretanto se você notar queda de rotação, mude para a próxima mistura com
maior proporção de nitro. Se você não conseguir marcha-lenta adequada, o
problema pode ser mecânico (vela ruim, má regulagem; etc.) ou combustível
contaminado por umidade.


TEREI MAIS POTÊNCIA NO MOTOR COMPRANDO 
COMBUSTÍVEL COM MAIS NITRO ?

Até certo ponto. Entretanto, na maioria dos motores "sport" de hoje, raramente
deverá ser usado mais de 20% de nitro. Estes motores não foram concebidos para
utilizarem altas taxas de nitro. Os motores de competição podem com sucesso
fazer uso de combustíveis altamente nitratados porque foram desenhados com
diferentes taxas de compressão; etc.


COMO O NITROMETANO ADICIONA POTÊNCIA ?

Todos os motores de combustão interna dependem de uma proporção crítica de
combustível e oxigênio. O nitrometano cria oxigênio no processo de combustão,
permitindo ao motor queimar o combustível aproximadamente 2½ mais rápido em
relação à proporção de nitro, do que queimaria usando somente o metanol. Mais
combustível queimado = maior potência.


O NITROMETANO É ÁCIDO E CAUSA FERRUGEM NO MOTOR ?

Não, o nitrometano não é ácido. Os fabricantes de nitro afirmam convictos que o
produto não causa ferrugem ou corrosão. O nitro não se "decompõem em ácido
nítrico" ou "é feito de ácido nítrico" como afirmam algumas pessoas. Nitrometano é
feito do propano. O nome vem do processo usado para sua fabricação.


É VERDADE QUE A ADIÇÃO DE NITRO FAZ COM QUE O MOTOR FUNCIONE
MAIS FRIO ?

A adição de nitro permite uma queima melhor do combustível e produz mais força.
Não há como aumentar a queima e torna-la mais fria.


DEVO AMACIAR MEU MOTOR UTILIZANDO UM COMBUSTÍVEL COM POUCO
OU NENHUM NITRO PARA DEPOIS PASSAR A UM ALTAMENTE NITRADO ?

Durante o amaciamento, o motor deverá utilizar o mesmo combustível que você
pretende usar no dia a dia, mais ou menos 5%.

Eis o por que: Durante o amaciamento, partes vitais do motor estão em processo
de ajuste entre si. Se após o período de amaciamento você mudar para uma
mistura contendo uma proporção muito maior de nitro, fará o motor trabalhar em
uma faixa inteiramente diferente de temperatura. Como o metal expande quando
aquecido, o motor deverá passar por um novo processo de amaciamento. Ao
supor que o motor já esteja amaciado, você poderá danificar o que poderia ser um
bom motor.


QUAL DEVERÁ SER A QUANTIDADE CORRETA DE ÓLEO NO COMBUSTÍVEL?
QUAL O PERCENTUAL CORRETO DE ÓLEO NA MISTURA COMBUSTÍVEL ?

Esta é uma questão muito mais complexa do que aparenta ser.

Por vários anos, articulistas respeitáveis e fabricantes de motores recomendavam
que os combustíveis tivessem uma proporção de 18% a 20% de óleo. Na verdade,
poucos combustíveis das marcas líderes atualmente chegam ao total de 20% de
óleo na mistura. Por quê isto? - Porque com o passar dos anos mudaram a
metalurgia e os lubrificantes. Os metais usados nas superfícies que se atritam nos
motores atuais variam consideravelmente dos metais da geração passada. Novas
tecnologias foram incorporadas. Os motores aeronáuticos dos anos trinta, tinham
uma expectativa de vida de algumas poucas centenas de horas no máximo entre
as necessidades de recondicionamento. Hoje a expectativa é de 2.000 horas ou
mais entre os recondicionamentos.

Também houve muito progresso na tecnologia dos motores de modelismo. Além
dos modernos métodos de usinagem de girabrequins, camisas, pistões; etc., novas
ligas nestes componentes e mancais garantem muito maior durabilidade do que
antes. Hoje, moderno maquinário CNC permite uma precisão nunca sonhada por
uma geração atrás, fazendo com que as partes dos motores sejam intercambiáveis
com qualquer motor da mesma marca, modelo e tamanho.

Como há algum tempo atrás, a tolerância dos ajustes era muito maior, havia uma
necessidade maior de lubrificação. Um ajuste apertado requeria grande quantidade
de lubrificante para redução do calor gerado pelo excesso de atrito, da mesma
forma um ajuste folgado também necessitava de muito óleo para compensar a
folga entre as partes. Ainda hoje, alguns fabricantes recomendam uma quantidade
elevada de óleo, por não terem controle sobre a qualidade do lubrificante usado.
Baseando-se na teoria que 20% de qualquer óleo razoável deve ser suficiente,
eles tentam se resguardar.

Mas como mencionado acima, os lubrificantes mudaram e aditivos sequer
cogitados anteriormente (aditivos para pressões extremas, para aumento do índice
de viscosidade, anticorrosivos, antiespumantes; etc.) agora melhoram em muito as
características destes óleos o que, juntamente com os novos materiais e
tecnologias na fabricação de motores, permite que os melhores combustíveis
tenham uma formulação muito mais precisa da quantidade e tipo de lubrificante
para cada caso específico.


QUAL É O MELHOR? ÓLEO DE RÍCINO OU SINTÉTICO ?

Cada tipo de óleo rícino e sintéticos - tem características diferentes. O óleo
sintético tende a um funcionamento mais limpo (eles não tem tanta tendência a
formar depósitos de carbono e verniz como o rícino). No entanto, são mais caros e
podem causar corrosão se inibidores não forem usados.

O óleo de rícino suporta temperaturas de operação mais altas que os óleos
sintéticos e é um bom inibidor natural de corrosão. É também mais barato.
Entretanto, suja mais o modelo e tende a formar depósitos de carbono e verniz se
for de baixa qualidade ou usado em grande quantidade.


QUAL É A DIFERENÇA ENTRE OS COMBUSTÍVEIS 2-TEMPOS E 4-TEMPOS ?

Os motores 4-tempos tem mais peças móveis e ao contrário dos motores 2-
tempos, processa a queima do combustível uma vez a cada duas revoluções
normalmente funcionando em rotações mais baixas, portanto gerando menos calor
e trabalhando a uma temperatura mais baixa. Por estas razões, deve-se usar
somente óleo sintético nos combustíveis 4-tempos. O óleo sintético de qualidade é
perfeitamente adequado à temperatura de funcionamento destes motores e evita o
comprometimento de suas muitas partes móveis com a formação de depósitos de
carbono e verniz associados ao óleo de rícino.


DEVO USAR ÓLEO "AFTER-RUN" ?

Usando somente combustível de alta qualidade não haveria problema de corrosão
nos motores por causa da qualidade dos ingredientes e inibidores utilizados.
Porém a corrosão é quase sempre causada pela absorção de umidade pelo
metanol quando o recipiente é mantido aberto ou quando é deixado combustível
no motor ao final dos vôos.

Deve-se ter o cuidado de retirar todo o combustível do motor antes de guarda-lo,
mesmo de um dia para o outro. O uso do óleo "after run" é uma válida precaução a
mais.


QUANTO TEMPO LEVARÁ O COMBUSTÍVEL PARA DETERIORAR ?

O combustível "glow" pode durar quase indefinidamente SE for mantido
hermeticamente fechado, protegido o máximo possível do contato com o ar.
Praticamente, a única coisa que deteriora o combustível é a absorção da umidade
do ar pelo metanol.

A rapidez com que isto pode acontecer é fantástica. Um recipiente deixado aberto
ou mesmo uma pequena passagem de ar, após uma hora em tempo úmido já
estará arruinado. Para os céticos, considere uma coisa que todos nós já
observamos: Observe como uma gota de combustível respingada sobre a caixa de
campo quase imediatamente torna-se esbranquiçada. É o metanol absorvendo a
umidade. A água não se mistura com o óleo, daí a coloração esbranquiçada.
Sabemos se o combustível absorveu muita umidade, usando-o. O primeiro sinal é
a dificuldade ou completa impossibilidade de se obter uma marcha-lenta normal.

Tipicamente, a partida do motor será difícil e este morrerá ou funcionará de modo
inconstante tão logo a bateria seja removida da vela. Para verificar a suspeita,
drene o tanque, substitua por combustível novo e de partida novamente. Se o
motor funcionar corretamente, não haverá mais dúvida.

Infelizmente não há nada que se possa fazer para reconstituir um combustível que
absorveu muita umidade. Tome alguns cuidados: Mantenha o combustível
hermeticamente fechado, minimize os espaços vazios, feche os tubos do tanque
de combustível quando não estiver usando o modelo e abra o mínimo possível o
recipiente. A propósito, recipientes plásticos provavelmente manterão o
combustível por mais tempo que os de metal, desde que eles aquecem e resfriam
menos, minimizando a condensação. Como uma pequena quantidade de umidade
está sempre presente em qualquer combustível, o plástico também não é sujeito a
problemas com ferrugem ao ser guardado por um longo período de tempo.
Uma observação final: Se você utiliza recipiente de metal, após algum tempo, ele
certamente estará enferrujado em suas junções internas. Para evitar séria
contaminação do combustível, troque por um recipiente novo regularmente.


DEVO AGITAR O COMBUSTÍVEL ANTES DE USAR ?

Provavelmente não. Os lubrificantes modernos dificilmente se separam dos outros
ingredientes. A exceção poderia ser combustíveis altamente nitratados que
contenham somente óleo de rícino, pois o óleo não é solúvel em nitrometano e
poderá separar-se quando houver mais de 40% de nitro. Isto geralmente não
acontece com misturas rícino/sintéticos, porque a maioria dos óleos sintéticos
agem como co-solventes facilitando e mantendo a mistura dos componentes.


AS VEZES VEJO UM MATERIAL PARECIDO COM MIGALHAS DE BOLACHA
NO MEU COMBUSTÍVEL. ISTO É PROBLEMÁTICO ?

Provavelmente não. O que você está vendo é o efeito da mudança de temperatura
no óleo de rícino. Se você colocar este material em sua mão, não poderá senti-lo e
dissolverá ao toque. Normalmente, desaparecerá ao permitir que o combustível
retorne à temperatura ambiente e agitando o recipiente. Raramente, eles causarão
problemas de carburação.


QUE INDICAÇÃO A COR DO COMBUSTÍVEL ME OFERECE ?

Nada - Exceto que o fabricante adicionou um corante inerte para proporcionar um
visual atrativo, diferenciar os vários tipos; etc. Os corantes não modificam a
performance do combustível. Todos os combustíveis apresentam como cor natural
uma variação entre palha e limonada.


MEU MOTOR TEM FUNCIONADO TERRIVELMENTE QUENTE ALGUMAS
VEZES.

Provavelmente de duas, uma: Agulha muito fechada ou nitro em excesso, ou as
duas coisas. Primeiramente enriqueça a mistura abrindo a agulha em alguns
cliques fazendo cair as rotações em aproximadamente duzentas RPM. Se não
melhorar, passe para um combustível com 5% a menos de nitro. Se o motor
continuar a funcionar quente, é porque há algo errado mecanicamente como por
exemplo o posicionamento incorreto do tanque que empobrece a mistura quando
em vôo; etc.


MEU MOTOR FUNCIONA MUITO BEM UM DIA. NO DIA SEGUINTE, SEM QUE
EU MEXA EM NADA E USANDO O MESMO GALÃO DE COMBUSTÍVEL, ELE
FUNCIONA MUITO RICO OU MUITO POBRE.

Mudanças de temperatura e umidade causam grandes diferenças na performance
dos motores. O ar quente e úmido é menos denso que o ar frio e seco. Isto
significa que a proporção da mistura ar/combustível muda tendo o mesmo efeito
das mudanças na posição da agulha. Corrija abrindo ou fechando a agulha.


QUANDO MUDEI DE MARCA DE COMBUSTÍVEL, MEU MOTOR NÃO
FUNCIONOU ADEQUADAMENTE.

Isto não é surpreendente. Diferentes fabricantes utilizam óleos com diferentes
viscosidades; etc. e isto altera os ajustes do carburador. Alguns fabricantes
também utilizam ingredientes em proporção incorreta e/ou de baixa qualidade. As
marcas conceituadas trazem especificados no galão a proporção da mistura assim
como o tipo de óleo utilizado, além de oferecerem uma gama variada de tipos de
mistura que atendam a todas as demandas do mercado de motores.


POSSO MISTURAR MARCAS DIFERENTES DE COMBUSTÍVEIS ?

Não é recomendável. Há a possibilidade de que os lubrificantes utilizados por um
fabricante não sejam compatíveis com aqueles usados pelos outros fabricantes.
Pode-se misturar combustíveis da mesma marca e para as mesmas aplicações
para se obter, por exemplo, uma proporção diferente de nitro.


QUAL É O EFEITO DA LUZ DO SOL E DA TEMPERATURA NO COMBUSTÍVEL?

Dentro de limites razoáveis, as mudanças de temperatura para cima ou para
baixo, tem pouco efeito na qualidade do combustível.

O ideal é manter o combustível a temperaturas entre 10 e 30 graus.

A radiação ultravioleta (UV), presente na luz do sol, possui um efeito de
deterioração do nitrometano em sua forma não diluída. Testes práticos parecem
indicar que não há efeitos negativos quando o nitrometano encontra-se diluído no
combustível. Um teste deixando combustível exposto à luz direta do sol durante
todo o dia, por um período de 30 dias, não produziu diferença mensurável.
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