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terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

SEGURANÇA NUNCA É DEMAIS




Segurança no campo

O problema da segurança no campo de aeromodelismo é de importância
fundamental. Um aeromodelo pesa entre 2 e 3 kg. Esse peso a uma
velocidade de 50 a 150 km/h (ou mais) acertando no corpo ou na
cabeça (três batidas na madeira) de uma pessoa é capaz de produzir
estragos consideráveis, inclusive a morte.

Por isso: CUIDE DE SI E DOS OUTROS!

Ao se aproximar do campo nunca ligue seu rádio antes de examinar na Placa de
Controle de Freqüências (ou controle similar) se alguém está pilotando
com a mesma freqüência que a sua. Evite, também, de ligar seu rádio
quando uma freqüência ao lado da sua estiver ativa. Em outras palavras, canal
20 não deve ligar o rádio quando os canais 19, 20 e 21 estiverem ativos.

Lembre-se: nunca levante vôo em locais inapropriados, onde haja
pessoas, tais como praças, em cima de residências, etc...

Aeromodelismo se pratica fora da cidade.

Não passe com o aeromodelo perto de carros, especialmente se este
estiverem com o motor ligado. Dá interferência.

Se você não tiver dado pelo menos trinta vôos com o instrutor nem pense em
voar dispensando uma pessoa experiente de seu lado. Se voar sozinho sorte
a sua se quebrar só o aeromodelo!

Se no campo tiver uma árvore, fique debaixo dela. Procure levar sempre para
o campo um guarda-sol. Ele protege não apenas do sol.

Quando pilotar fique no local reservado aos pilotos (normalmente próximo a pista).
Evite de ficar próximo a pista quando não estiver pilotando.

Nunca vimos alguém pilotar utilizando capacete, mas se um dia virmos isso
não consideraremos o piloto nenhum doido.

Não atravesse a pista sem antes gritar avisando a todos que você vai entrar
na pista. Saiba que a pista é, em princípio, um local liberado para vôos rasantes.
Aterrise e decole sempre contra o vento.

Obedeça as ordens dos Diretores do Clube e especialmente a do encarregado da
Segurança.

Nunca voe por cima de pessoas. Um link pode sempre partir ou o rádio sofrer
uma interferência.

Admite-se, normalmente, um máximo de seis aeromodelos voando ao mesmo
tempo.

Antes de ir para o campo, na sua casa, no dia anterior, faça uma vistoria completa
no aeromodelo.

No campo, antes de ligar o motor, faça uma vistoria completa nos comandos (veja
se estão todos bem presos - links, pushroads, horns, strips, dobradiças).

Depois de ligar o motor, veja se os comandos estão todos obedecendo e para os
lados certos.

A antena! A antena! Levante sempre!

Quanto a antena do receptor não vá deixá-la enrolada!!!

Tem certeza que carregou corretamente as baterias do transmissor e do receptor?

Essas baterias necessitam de 15 horas de carga partindo da carga fraca.

Se os comandos do aeromodelos não estiverem livres, soltos, se os pushroad
estiverem trancados, travados, corrija esse problema, pois que assim a bateria
do receptor gastará muito mais rápido que a do transmissor.

Cuidado com o combustível nos olhos.

Cuidado com a hélice. Especialmente se o motor for .46 ou mais no caso de dois
tempos e .42 ou mais no caso de 4 tempos. Eles tiram um dedo. Nunca fique
na frente da hélice. Lembre-se sempre de apertar bem a hélice. Mal apertada ela
pula fora e numa velocidade surpreendente.

Você vai ligar o aeromodelo para pilotar e percebe que está ansioso... dê um
tempo. Espere. De um tempo para você mesmo se acalmar.

Quando ligar o motor tenha certeza de que ele está acelerado para baixa rotação
ou então segure firmemente o aeromodelo.

Não leve filhos com menos de 10 anos para o campo de aeromodelismo. Eles não
vão gostar e vão estar correndo risco desnecessário.

Isqueiro, fósforo e combustível são uma combinação explosiva.

O Grupo no qual você participa possui um Regulamento escrito que trate
da segurança. Não? Que tal sugerir a adoção de um. Segue abaixo uma
minuta.

Segurança
Art. 4o. - Cabe à Diretoria, a todos associados e ao Diretor de
Segurança zelar pela segurança de vôo.

Parágrafo Primeiro - Toda conduta, vôo, manobra que colocar em
risco a segurança é considerada irregularidade de vôo.

Parágrafo Segundo - As irregularidades de vôo serão punidas com
as penas de advertência, multa, prestação alternativa de
serviço, suspensão até seis meses e expulsão, de acordo
com a gravidade da infração e a critério da Diretoria

Parágrafo Terceiro - O não cumprimento por parte do infrator das
penas de multa e suspensão, o sujeitará a pena de expulsão.

Parágrafo Quarto - A pena de advertência poderá ser dada
por qualquer Diretor do Clube diretamente ao infrator.

Parágrafo Quinto - As demais penas serão decididas pela
Diretoria, por maioria de votos, em votação secreta.

Parágrafo Sexto - A Diretoria está obrigada incondicionalmente a
votar toda e qualquer notícia de infração de vôo que chegar a seu
conhecimento, por vista própria, oralmente ou por escrito.

Parágrafo Sétimo - Toda ordem dada por qualquer Diretor ou
Coordenador, especialmente as dadas pelo Diretor de Segurança,
deverão ser imediatamente cumpridas por todos associados.

Parágrafo Oitavo - A pena de expulsão somente poderá ser
revista, em votação secreta, após dois anos de sua aplicação.

Parágrafo Nono - A pena para quem ligar o rádio sem a plaqueta
do canal em mãos, causando interferência é de suspensão por
dois fins semanas. Se da irregularidade resultar acidente, a
Diretoria poderá aplicar pena maior.

Parágrafo Décimo - Os menores de dezoito anos e maiores
de quatorze anos deverão apresentar autorização dos
pais ou responsáveis para associar-se e para freqüentar o clube.

Parágrafo Décimo Primeiro - Os menores de quatorze anos
só poderão freqüentar o Clube acompanhados dos pais ou
responsáveis.

Parágrafo Décimo Segundo - Fica vedado o vôo simultâneo de
mais de cinco aeromodelos.

Parágrafo Décimo Terceiro - É vedado ao público ingressar na
área de vôo, considerada tal aquela localizada ao sul dos
postes deitados no chão.

Parágrafo Décimo Quarto - Os pilotos, quando preparando o avião para decolagem ou
pilotanto, poderão ingressar na área de pilotos, considerada tal a parte da área de vôo (ao sul
dos postes deitados) distante no máximo quatro metros dos postes deitados.
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