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terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

TÉCNICAS RÁDIO TRANSM.

Técnicas de funcionamento e manutenção do rádio transmissor

O rádio transmissor emite
sinais de freqüência para o
receptor localizado no

interior do aeromodelo,
cujo envia sinais elétricos
para os servos que dão
movimento aos comandos do
aeromodelo, como leme,
aileron, profundor, torque do
motor, trem retrátil, bomba de
fumaça, câmera fotográfica,
flaperon etc...

Existem no mercado, vários
tipos de rádio controle, eles
são caracterizados quanto ao
número de servos no interior
do modelo, ou botões no
transmissor, chamado de
canais. Um rádio com funções básicas, como: leme (1), profundor (2),

Torque (3), aileron (4), tem a denominação de rádio de 4 (quatro) canais. Os
rádios mais avançados, podem possuir 6, 8, 9... canais, cujas funções são
extras, como citado acima, por exemplo, podendo ser utilizado para o trem de
pouso retrátil, fazendo com que o servo faça um movimento mecânico para extrair
ou retrair o trem.

Não podemos esquecer os rádios de 2 (dois) canais utilizados em aeromodelos
sem motor, e sem aileron como os planadores básicos, ou pequenos aeromodelos
com motores sem regulagem de torque.

Normalmente os rádios acompanham bateria recarregável, e um carregador de
bateria. Deve-se ter bastante cuidado com a mesma, para que se possa ter uma
vida útil suficiente. A primeira carga deve ser de 24 horas e as demais de 12
horas. Não carregue demais sua bateria, pois ela poderá vazar, e deixe-a
descarregar até o limite do vermelho, para que ela não “vicie” e você terá
aproximadamente 4000 vôos com seu equipamento sem precisar substituí-lo.

Sempre quando for ligar seu rádio transmissor, observe se a antena do mesmo
se encontra totalmente esticada antes de ligar o rádio, pois poderá danificar o
rádio com o tempo, pois a antena esticada evita que haja sobrecarga, ou
aquecimento no interior do mesmo.

Ajustes antes e durante o vôo
O rádio transmissor possui botões de ajustes dos comandos do aeromodelo,
auxiliando-o a ter um vôo estável. Esses botões são chamados de trim. As
trimagens devem ser realizadas antes e durante o vôo. Antes do vôo,
verifique se os comando do aeromodelo estão neutros, caso não estejam
efetue a trimagem do mesmo. Durante o vôo, verificando que o modelo está
voando com tendência de ir para um dos lados, ou com tendência para subir ou
descer, efetue a trimagem sem tirar o olho do aeromodelo.

Ainda você terá a escolha do ajuste do Stick, que podem se elevar ou retrair
aumentando ou diminuindo o ângulo dos movimentos realizados no rádio. Para
se ter um ângulo maior nos comandos do rádio transmissor você precisará
elevar o Stick e assim, precisará
de mais ação para se conseguir
respostas. Para deixar o
aeromodelo mais ágil nos
comandos, e com um ângulo
de movimentos menor,
você deverá retrair o Stick
Você poderá ainda ajustar a
força que deverá ser
exercida nos comandos de
seu rádio controle. Alguns
aeromodelistas preferem uma
resistência maior e outros uma
resistência menor nos
comandos do Stick. Para isto,
você deverá utilizar uma chave
de fenda e desparafusar os
quatro parafusos localizados
na parte traseira do transmissor. Abra o rádio transmissor, e verá molas de
resistência do movimento do Stick, que poderá ser alongada ou suavizada por um
parafuso localizado próximo ao comando.

Outra característica dos rádios transmissores é que eles possuem na parte
traseira uma saída para “cabo trainer” . Esta saída permite se conectar com
outro rádio transmissor auxiliando o aluno no aprendizado. Um aeromodelista
experiente fica com o rádio original do aeromodelo, enquanto o aluno fica com
outro rádio. Quando houver qualquer erro do aluno, o aeromodelista
experiente poderá recuperar o aeromodelo utilizando um botão auxiliar
chamado de “comando trainer” que fica pressionado enquanto o aluno está no
comando e quando se quer ter a volta do domínio do rádio transmissor
original, o aeromodelista simplesmente solta o botão.

Sempre quando for ao campo, ou a pista, deve-se observar a freqüências dos
demais rádios transmissores. Cada rádio possui uma freqüência diferenciada
um do outro, mas pode haver freqüências idênticas na própria pista onde você
está.

Se dois aeromodelos com mesma freqüência estiverem ligados ao mesmo tempo,
um poderá interferir no sistema do outro.

O teste de freqüência deverá ser feito se elas estiverem perto uma da outra
aproximadamente 30 mhz , com muito cuidado e com o aeromodelo com motor
desligado próximo a você.

Caso necessite trocar a freqüência de seu rádio transmissor, as mesmas se
encontram nas casas especializados de aeromodelismo. Existem ainda rádios
mais sofisticados, que armazenam em sua memória diversas freqüências que
podem ser ajustados eletronicamente em caso de haver rádios com mesma
freqüência, o que ocorre muito em campeonatos ou encontros.
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