O
motor
Como se
disse acima, os motores podem ser grandes ou pequenos,
embuchados
ou rolamentados, ABC ou anelados, dois tempos ou quatro
tempos e
existem diversas marcas.
Os
motores dois tempos mais utilizados são os .10, .15, .25, .40, .46 e .60 (se
diz
motor 10,
15, 25... sem o ponto). Isso significa que o volume no interior da
camisa
possui 0,15 cm3, 0,25 cm3 e assim por diante. Dentre esses os mais
usados
são os .40.
Os quatro
tempos mais usados são os motores OS 26, 42, 52 , 71, 91 e 120.
Dentre
esses o mais utilizado é o 52. Isso porque o 52 4 tempos se utiliza nos
aeromodelos
cujo motor 2 tempos indicado é o .40. Sempre que se utiliza um
determinado
motor 2 tempos em um aeromodelo, o motor 4 tempos
apropriado
é um pouco mais potente. Assim, o aeromodelo que necessita um
motor .60
2 tempos ele pede um motor .71 ou . 91 4 tempos. O que necessita
de um .40
dois tempos pede um .52 4 tempos. A razão disso está em que os
motores 4
tempos atingem uma rotação máxima inferior aos motores 2 tempos
(claro
que quando a numeração é a mesma).
Seguem
algumas diferenças entre os motores 2 e 4 tempos. Os motores 4
tempos
possuem mais força, são capazes de suportar uma hélice maior (mais
larga ou
mais comprida), razão porque a retomada da aceleração em um motor 4
tempos é
muito mais segura e eficiente. Já os motores 2 tempos atingem rotações
superiores,
o que os torna indicado para quem quer atingir grandes velocidades.
Os 4
tempos são mais caros, os 2 tempos mais baratos. Os 2 tempos
possuem
mais peças de reposição no mercado (claro que depende da marca e do
modelo),
o 4 tempos menos. Os 2 tempos são mais leves, os 4 tempos mais
pesados.
Os 2 tempos costumam falhar mais, os 4 tempos são mais estáveis, mais
seguros.
Em caso de queda os 4 tempos se sujeitam muito mais a avarias.
Com que
motor se deve iniciar? Recomendamos o 2 tempos. Embora seja mais
gostoso
voar com um 4 tempos (até o barulho soa melhor), quem está iniciando
deve
optar por um .40 2 tempos. É mais barato e possui mais peças de
reposição
no mercado (para o caso de queda com avarias). Quem inicia não deve
entrar
gastando muito, pois que pode a vir a não gostar do hobby e também
porque
quem inicia está mais sujeito a quedas.
Motores
embuchados são aqueles cujo eixo que faz girar a hélice é suportado no
corpo do
motor por um sistema de buchas. Rolamentados (ou roletados como se
diz) são
os que utilizam um rolamento. Os embuchados, em razão de
atritarem
mais com o corpo, atingem rotação em torno de 20% menos dos que
os
rolamentados. As buchas quando estragam são de difícil reparo (ou não tem
conserto),
os rolamentados troca-se o rolamento. De qualquer forma,
persistimos
recomendando os embuchados para quem está iniciando. Por primeiro
porque
são mais baratos (algo em torno de 30% mais barato) e por segundo em
razão de
que as buchas hoje estão sendo tão bem feitas que dificilmente
estragam
(ao contrário do que ocorria há alguns anos).
Anelados
são os motores que possuem anéis no pistão. ABC, uma tecnologia
mais
recente, são os que não utilizam anéis. O motor ABC surgiu da
constatação
que a parte superior do cilindro dos motores esquenta mais que a
parte
inferior do cilindro, pois que é ali que se verificam as explosões.
Esquentando
mais, a parte superior se dilata mais. Assim criaram um motor que
quando
ele está frio, sua parte superior possui um diâmetro menor dentro de
cilindro.
Ao esquentar, essa parte se dilata mais que a inferior ficando do mesmo
tamanho e
impossibilitando (ou dificultando) assim a passagem de combustível
para
baixo ( o que faz com que se dispense a utilização dos anéis, cuja
finalidade
é justamente essa, impedir que o combustível passe da parte superior
do
cilindro para a inferior na fresta que existe entre o pistão e a camisa).
Com que
motor iniciar, anelado ou ABC? É indiferente. Qualquer um deles é bom.
Quanto às
marcas 2 tempos há os motores OS, Supertigre, Thunder Tiger, Enyia,
YS, Webra
e o CB nacional.
Os mais
caros são os OS. São também os melhores motores.
Peças de
reposição no mercado brasileiro, os que possuem são os motores OS, Supertigre e
hunder Tiger.
YS não é
motor para iniciante.
Enyia,
embora seja um excelente motor e que há alguns anos era a preferência
nacional,
não possui peças de reposição atualmente no mercado brasileiro.
O motor
CB, produzido no Brasil pela micromecânica, tem o .25 e o .40 que está
sendo
lançado. O motor é bom e barato. Possui peças de reposição.
Qual
motor a Hobby Esportes recomenda para quem quer iniciar? O motor OS 40
LA. Porque
é bom, é barato (custa em torno de U$ 100,00) e possui peças de
reposição.
Os motores .46 OS, .45 Supertigre e .46 Thunder Tiger não
recomendamos.
São motores meio violentos e que podem machucar o iniciante.
São
motores para uma segunda fase.
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