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terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

O MOTOR RC

O motor

Como se disse acima, os motores podem ser grandes ou pequenos,
embuchados ou rolamentados, ABC ou anelados, dois tempos ou quatro
tempos e existem diversas marcas.

Os motores dois tempos mais utilizados são os .10, .15, .25, .40, .46 e .60 (se diz
motor 10, 15, 25... sem o ponto). Isso significa que o volume no interior da
camisa possui 0,15 cm3, 0,25 cm3 e assim por diante. Dentre esses os mais
usados são os .40.

Os quatro tempos mais usados são os motores OS 26, 42, 52 , 71, 91 e 120.

Dentre esses o mais utilizado é o 52. Isso porque o 52 4 tempos se utiliza nos
aeromodelos cujo motor 2 tempos indicado é o .40. Sempre que se utiliza um
determinado motor 2 tempos em um aeromodelo, o motor 4 tempos
apropriado é um pouco mais potente. Assim, o aeromodelo que necessita um
motor .60 2 tempos ele pede um motor .71 ou . 91 4 tempos. O que necessita
de um .40 dois tempos pede um .52 4 tempos. A razão disso está em que os
motores 4 tempos atingem uma rotação máxima inferior aos motores 2 tempos
(claro que quando a numeração é a mesma).

Seguem algumas diferenças entre os motores 2 e 4 tempos. Os motores 4
tempos possuem mais força, são capazes de suportar uma hélice maior (mais
larga ou mais comprida), razão porque a retomada da aceleração em um motor 4
tempos é muito mais segura e eficiente. Já os motores 2 tempos atingem rotações
superiores, o que os torna indicado para quem quer atingir grandes velocidades.

Os 4 tempos são mais caros, os 2 tempos mais baratos. Os 2 tempos
possuem mais peças de reposição no mercado (claro que depende da marca e do
modelo), o 4 tempos menos. Os 2 tempos são mais leves, os 4 tempos mais
pesados. Os 2 tempos costumam falhar mais, os 4 tempos são mais estáveis, mais
seguros. Em caso de queda os 4 tempos se sujeitam muito mais a avarias.

Com que motor se deve iniciar? Recomendamos o 2 tempos. Embora seja mais
gostoso voar com um 4 tempos (até o barulho soa melhor), quem está iniciando
deve optar por um .40 2 tempos. É mais barato e possui mais peças de
reposição no mercado (para o caso de queda com avarias). Quem inicia não deve
entrar gastando muito, pois que pode a vir a não gostar do hobby e também
porque quem inicia está mais sujeito a quedas.

Motores embuchados são aqueles cujo eixo que faz girar a hélice é suportado no
corpo do motor por um sistema de buchas. Rolamentados (ou roletados como se
diz) são os que utilizam um rolamento. Os embuchados, em razão de
atritarem mais com o corpo, atingem rotação em torno de 20% menos dos que
os rolamentados. As buchas quando estragam são de difícil reparo (ou não tem
conserto), os rolamentados troca-se o rolamento. De qualquer forma,
persistimos recomendando os embuchados para quem está iniciando. Por primeiro
porque são mais baratos (algo em torno de 30% mais barato) e por segundo em
razão de que as buchas hoje estão sendo tão bem feitas que dificilmente
estragam (ao contrário do que ocorria há alguns anos).

Anelados são os motores que possuem anéis no pistão. ABC, uma tecnologia
mais recente, são os que não utilizam anéis. O motor ABC surgiu da
constatação que a parte superior do cilindro dos motores esquenta mais que a
parte inferior do cilindro, pois que é ali que se verificam as explosões.
Esquentando mais, a parte superior se dilata mais. Assim criaram um motor que
quando ele está frio, sua parte superior possui um diâmetro menor dentro de
cilindro. Ao esquentar, essa parte se dilata mais que a inferior ficando do mesmo
tamanho e impossibilitando (ou dificultando) assim a passagem de combustível
para baixo ( o que faz com que se dispense a utilização dos anéis, cuja
finalidade é justamente essa, impedir que o combustível passe da parte superior
do cilindro para a inferior na fresta que existe entre o pistão e a camisa).
Com que motor iniciar, anelado ou ABC? É indiferente. Qualquer um deles é bom.
Quanto às marcas 2 tempos há os motores OS, Supertigre, Thunder Tiger, Enyia,
YS, Webra e o CB nacional.

Os mais caros são os OS. São também os melhores motores.
Peças de reposição no mercado brasileiro, os que possuem são os motores OS, Supertigre e hunder Tiger.

YS não é motor para iniciante.
Enyia, embora seja um excelente motor e que há alguns anos era a preferência
nacional, não possui peças de reposição atualmente no mercado brasileiro.
O motor CB, produzido no Brasil pela micromecânica, tem o .25 e o .40 que está
sendo lançado. O motor é bom e barato. Possui peças de reposição.
Qual motor a Hobby Esportes recomenda para quem quer iniciar? O motor OS 40
LA. Porque é bom, é barato (custa em torno de U$ 100,00) e possui peças de
reposição. Os motores .46 OS, .45 Supertigre e .46 Thunder Tiger não
recomendamos. São motores meio violentos e que podem machucar o iniciante.

São motores para uma segunda fase.
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