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terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

LIMPANDO MOTOR A COMBUSTÃO

Limpeza correta de um motor a combustão



Quando um aeromodelista está com seu aeromodelos em uma pista, em um dia de
sol, não está preocupado com nada, o que mais tem em mente, e voar e voar o
quanto puder. Mas uma preocupação deve ser tomada. Os motores quando em
funcionamento, eliminam resíduos de óleo, que é queimado e não é totalmente
expelido pelo escapamento, e este resíduo de óleo, se agrega nas partes do
motor, e quando o motor se esfria, a tendência do resíduo de óleo é se solidificar e
permanecer agregado ao motor.

Já escutei muitas técnicas para limpeza do motor, alguns dizem que era bom para
a limpeza dos motores a utilização de uma escova de dentes, com pasta dental,
diz este aeromodelista limpar muito bem. Outro aeromodelista me diz que utiliza
para a limpeza dos motores o famoso “SOLOPAN” utilizado muito em postos de
gasolina para a lavagem de carros. No meu ver o Solopan não é aconselhado para
este caso, pois ele possui um fator muito prejudicial para o material do motor, ele
corrói e queima a pintura do mesmo.

Muitas já foram as idéias para a limpeza do motor, mas tenho um conhecimento
melhor do que ficar fazendo testes em um motor, ainda mais se o motor for um
motor muito caro, não é bom ficar fazendo experiência com o mesmo.

Quando eu ia ao campo para voar meu aeromodelo, tinha um amigo aeromodelista
que ia também, e reparava que o motor dele mesmo com um grande tempo de
uso, sempre estava com uma aparência muito boa e resolvi perguntar a ele qual
seria a forma de limpeza que ele utilizava em seu motor. Ele me responder
rapidamente que a única forma que utilizava para limpar seu motor era a seguinte:
ele sempre que terminava um vôo, ainda com o motor não totalmente refrigerado,
esborrifava álcool com um pano seco, e assim retirava o resíduo de óleo e sujeira
antes mesmo que ela se solidificasse nas partes mais difícil do motor.

E foi isto que comecei a fazer desde então eu afirmo dar resultado, sempre depois
de um vôo passe um pano seco com álcool em seu motor, e elimine os resíduos
de sujeira e óleo, quando eles ainda estão no estado líquido, pois o que acontece
é que com a alta temperatura, e logo em seguida a refrigeração, cria uma
resistência muito grande, sendo quase impossível a limpeza do motor.
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