Manutenção do motor para longos períodos sem uso
intervalos de tempo em um vôo e outro, aproximadamente cinco meses, ele não
deve ficar parado sem nenhuma manutenção, pois em seu interior, na camisa,
pistões e principalmente no rolamento, existe um resíduo de óleo com um pouco
de combustível que não entraram em combustão e que ainda estão lá dentro do
motor.
Com o tempo, o combustível irá evaporar totalmente e restará somente o óleo que
com o tempo também sofrerá alterações, ele começará a endurecer, e se afixar
nas partes móveis do interior do motor, como por exemplo o rolamento.
O que poderá acontecer também, e que é um prejuízo imenso para o
aeromodelista, é que nas partes onde não existirem lubrificação, geralmente as
partes externas do motor poderão sofrer o fenômeno da corrosão, principalmente
nos parafusos do bloco e cabeçote do mesmo.
Para se evitar todos estes futuros aborrecimentos, quando não for mais utilizar o
motor, ou ficar um período grande sem funcionar o mesmo, lubrifique o motor
completo, as partes internas e externas do motor com “Fluido de freio” utilizado
nos carros. Esta é a melhor maneira de manter seu motor em bom estado, pois o
fluido de freio é um tipo de lubrificante e é bastante fino, em comparação com o
óleo, e mantém seu motor sempre em bom estado mesmo quando ficar longos
períodos sem funcionamento. Caso o motor não esteja instalado em um
aeromodelo, passe também fluido de freio eu um plástico e o envolva por
completo, e tenha um motor por um longo tempo longe de corrosões .
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