Primeiros voos
Antes de ir para a
pista realizar seus primeiros vôos, tenha sempre me
mente todos os
comandos que o aeromodelo realiza, treine os movimentos do
stick do rádio
transmissor, e observe os movimentos que são emitido no
aeromodelo.
Quando se está
dirigindo um carro, à aproximadamente 120 km/h e tem
que fazer uma
ultrapassagem, o movimento que é feito na direção do automóvel
é muito pouca, não é?
A mesma coisa aplicamos no controle remoto do
aeromodelo, uma
pressão bem vagarosa e pouca.
Já observei
aeromodelistas iniciantes que pegam o rádio transmissor na
mão e pilotam o
aeromodelo “aos pulinhos” . Lembre-se que os comandos que
devem ser realizado
para as manobras são leves, delicados e preciso. Nada de
dar puxões rápidos,
isto só levará a um lugar, o chão!
Para que você não se
assuste com o aeromodelo em vôo é preciso saber
para que serve cada
função do rádio e onde ela irá atuar, e lembrar que o
aeromodelo responde a
1 milímetro exercido no stick do transmissor.
Quando o aeromodelo está
indo, os comandos são os mesmos, quando o
aeromodelo está
voltando para você os comandos serão invertidos. Para isto
tenho uma dica muito
boa:
Em sua casa, pegue
uma linha de aproximadamente 60 cm, e um
aviãozinho de papel e
fixe-o no teto, ele com o vento não ficará parado, aí que
entra a ação. Pegue
seu rádio transmissor e repita todos os movimentos que o
aviãozinho fizer. A
princípio parece ser uma tarefa fácil, mas não é, e o
ensinará muito antes
de voar um aeromodelo real.
Outra dica bastante
útil precisará de um pouco de imaginação. Pegue seu
rádio transmissor e
imagine o aeromodelo no ar e faça curvas para o lado, dê
looping, e terá uma
noção ainda mais precisa de que este esporte necessita de
boa habilidade nos
comandos, antes de voar.
Feito tudo isto, você
já deve estar sabendo bem para que serve todos os
comandos do rádio, e
quais os efeitos são provocados em seu aeromodelo.
Agora você terá que
se adaptar, pois dependendo do clima o
aeromodelo responderá
de forma diferenciada.
Um dia perfeito para
aprender voar, é com bastante sol, e sem
nenhum vento, pois o
aeromodelo responderá com exatidão.
Com vento você
perceberá que o aeromodelo, irá balançar bastante, e
voará inclinado, não
terá um vôo estável, as correções nos comandos
deverão ser feitas
ininterruptamente e não irá auxilia-lo no aprendizado.
No início, você
perceberá que o aeromodelo, estará voando para onde ele
quiser, e você estará
somente fazendo correções no rádio transmissor
para que o aeromodelo
faça um vôo estável. No decurso do
aprendizado você terá
de dominar melhor seu aeromodelo, pois quem está
pilotando é você.
Mentalize em sua mente o trajeto que gostaria que o
aeromodelo fizesse, e
imagine uma linha à frente dele, e vá tentando leva-lo ao
caminho imaginário.
Ter o controle total de seu aeromodelo no início será quase
impossível, mas vá
praticando e logo terá o aeromodelo onde você determinar.
Faça curva para
direita e para a esquerda, e vá memorizando o quanto é
preciso de força e
ângulo no stick para poder realizar, e comece fazendo
possíveis correções
nos trajetos imperfeitos. Dê passadas na pista a uma altura
sempre confiável,
para que dê tempo de seu instrutor poder recuperar seu
aeromodelo em caso de
erros.
Quanto estiver
errando pouco, e conseguindo fazer o aeromodelo voar para
lugar, a altitude e
velocidade que quiser, e usando todos os comandos do
rádio durante o vôo
(profundor, leme, aileron e torque) você estará apto para tentar
a realizar suas
primeiras decolagens. Este período chamará de período de
adaptação, e que deve
ser de aproximadamente três meses sem o uso do
cabo trainer, e 1 mês
com o cabo trainer, ou quando estiver bastante confiante
do vôo.
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