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terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

RÁDIOS, RECEPTOR E SERVOS

Quais os tipos, e como funcionam os rádios nos aeromodelos?






Os aeromodelos, funcionam da seguinte forma:

O aeromodelista fica no solo, junto com seu rádio transmissor, enviando
para o aeromodelo ondas de freqüência, que irão refletir no receptor
do rádio controle localizado no interior do aeromodelo. Do receptor , a
freqüência então passara até os servos do aeromodelo que são pequenos
motores elétricos que se movimentam na medida em que o rádio é
movimentado. São os servos que faz o avião subir, descer, acelerar e
desacelerar, recolher rodas, soltar paraquedas, tirar fotografias, etc...

Aeromodelos de quatro canais, tem consigo quatro servos, fazendo, quatro
funções diferentes, que é mexer o profundor, o leme, o aileron, e o torque do
motor para que o aeromodelo acelere ou desacelere.Quatro canais é o básico
dos aeromodelos.

Existem ainda modelos de rádio controle de 5, 6, 7, 8, 9... canais, cada um
com o seu respectivo número de servos.



Um exemplo de um aeromodelo de seis canais: ele fará as funções
básicas, e terá "sobrando" ainda dois servos, que poderão ser
utilizados para o flap (freio aerodinâmico, localizado na asa) e o trem de
pouso retrátil, mas para isto, seria necessário ter um aeromodelo específico
que tenha as características dos mesmos.

Vamos falar um pouco melhor das funções básicas dos
aeromodelos ( 4 canais ), digo básicas, pois faltando uma das funções, o
aeromodelo não irá voar corretamente:

Torque

O torque do aeromodelo, é a aceleração e a desaceleração do motor,
feita no solo principiando do transmissor, indo até o receptor, e servo, que
irá movimentar o puch road ( vareta de comando) que irá fazer com que a
abertura do motor, ou seja, o carburador se abra ou feche, fazendo assim a
mistura do combustível entrar com intensidade maior ou mentor no motor. O
servo do acelerador (torque) fica localizado na parte central do aeromodelo,
sendo que o puch road será de aproximadamente 20 cm de comprimento.

Profundor

O profundor do aeromodelo, faz com que o mesmo suba ( cabrar ) ou
dessa ( picar ), o servo do profundor, também fica localizado na parte
central do aeromodelo, cuja o puch road será de aproximadamente 50 cm, até
chegar ao profundor, empurrando-o para frente, fazendo descer, ou puxando para
trás fazendo-o subir.

Leme

O leme , auxilia o aeromodelo, quando o mesmo está realizando uma curva.
ao iniciar uma curva para direita por exemplo, o aeromodelista utiliza o aileron
para inclinar o aeromodelo para direita ( levantando o lado da asa esquerda para
cima e o lado da asa direita para baixo) e o leme corrige o movimento,
fazendo com que o modelo não fique voando "torto".

Nos aviões com trem de pouso triciclo (duas rodas central, e uma roda na
parte posterior do aeromodelo) o servo do leme, age conjugado, com a
bequilha dianteira ( roda posterior do aeromodelo) fazendo o aeromodelo ter
seus movimentos no solo. Então podemos dizer que, os movimentos que o
aeromodelo terá no solo serão realizados pelo leme.(tanto nos aeromodelos com
trem de pouso convencional ( duas rodas centrais e uma atrás) como nos
aeromodelos com trem de pouso triciclo.

Aileron

O aileron, fica localizado na asa, no lado direito e esquerdo, ele agem
inversamente entre si,quando um comando do aileron sobe o outro do outro lado
da asa desce, fazendo o aeromodelo inclinar a asa,iniciando a curva.

Quando se deseja iniciar a curva com o aeromodelo, utilize pouco aileron,
o mesmo inclina um pouco. Já quando se quer realizar uma acrobacia
aérea, ( parafuso) o aileron deve ser dado totalmente para o lado que se quer
fazer o aeromodelo girar, e só soltar o stick do rádio controle quando estiver
realizado a manobra

O servo do aileron fica localizado na asa, não fazendo parte da fuselagem
do avião. Nos aviões de quatro canais ( básico) utiliza-se apenas um servo
na asa, podendo até colocar dois servos agindo conjugado um com o
outro, quando utilizado o flaperon ( freio aerodinânico idêntico ao flap, só que
utilizando o aileron do aeromodelo), não precisando o mesmo possuir o flap.

O aileron, leme, profundor e torque, são as características básicas
dos aeromodelos, mas podem possuir aeromodelos como os planadores,
( sem motor) com três canais, como 7, 8 9... como explicado acima. Ao adquirir
um rádio controle pela primeira vez ( iniciante) não precisará comprar um
rádio de quatro canais, poderá comprar um de 7, 8 ,9... canais, e deixa-los
inoperante. Mas é claro que isto dependerá muito do "tamanho do seu
bolso", pois os rádios variam de $250,00 ( duzentos e cinqüenta dólares ) e
$ 1.500,00 (um mil e quinhentos dólares) aproximadamente.
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